Noticias recentes
Eucalipto destrona pinheiro bravo como primeira espécie da floresta portuguesa
Marco Mendes, 30 de Dezembro 2012
Pela primeira vez, o eucalipto é a principal espécie da floresta portuguesa, destronando o pinheiro bravo, dominador durante uma vasta era. Segundo a versão preliminar do Inventário Florestal de 2010, publicada hoje no Público.
Plano Especifico de Intervenção Florestal da ZIF de Alcobaça e Nazaré
Cátia Vinagre, 16 de Novembro 2012
O PEIF da ZIF de Alcobaça e Nazaré, encontra-se em consulta pública no período de 15 de Novembro até ao dia 5 de Dezembro. Quaisquer sugestões deverão ser apresentadas por escrito à entidade gestora da ZIF (APFCAN), durante o período da consulta pública.
Durante o mês de Dezembro, vão-se realizar as Comissões Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, nos municipios de Alcobaça e Nazaré, para analisar e discutir o PEIF.
Candidatura da ZIF da Boa Memória Aprovada
Marco Mendes, Novembro 2012
A candidatura da ZIF da Boa Memória de Defesa da Floresta Contra Incêndios, foi aprovada.
Nesta candidatura prevê-se a limpeza de mato de cerca de 395 hectares, nas freguesias da Benedita e Turquel.
Seminário Internacional - Floresta & Sociedade
Forestis, Novembro 2012
A sociedade ainda desconhece a floresta e a importância da diversidade de serviços ambientais e sociais disponibilizados, do equilíbrio que gera no território e o peso económico da indústria de base florestal. Para alcançar o equilíbrio entre estes benefícios têm ocorrido relevantes debates e mudanças ao nível internacional e europeu que importa trazer ao conhecimento público.
Porque atravessamos um período onde se deve questionar os actuais modelos e propor novas abordagens na organização e gestão dos espaços florestais, trazemos até si diversos especialistas cujos contributos pretendem valorizar o debate em torno da floresta e dos compromissos da sociedade em termos da preservação e aproveitamento dos recursos naturais.
Enxertia do Pinheiro manso
Marco Mendes, Abril 2012
A rentabilidade do pinheiro manso está ligada à produção do pinhão para a indústria alimentar e à elevada taxa de sobrevivência das árvores. No sentido de antecipar, melhorar e aumentar a produção de pinhas, a APFCAN disponibiliza um conjunto de orientações e recomendações técnicas inerentes a uma boa prática de aplicação do método de enxertia aplicado ao pinheiro manso.
Entrevista da APFCAN na Fábrica do Empresário
Marco Mendes, Julho 2012
Entrevista na fábrica do empresário.
Encontros - APFCAN ( Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré )
Uma entrevista conduzida por Isabel Rufino ao presidente da APFCAN o Sr. Joaquim Morais e aos seus Engenheiros: Marco Mendes, Pedro Monteiro e Cátia Vinagre.
Veja o video.