Quem somos
A Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré, é uma associação sem fins lucrativos que tem como objectivo a defesa e promoção dos interesses dos produtores e proprietários florestais e o desenvolvimento de acções de preservação e valorização das florestas, espaços naturais, da fauna e flora, bem como de um modo geral a valorização do património fundiário e cultural dos seus associados.
Representada por uma direcção eleita pelos sócios de três em três anos e com uma equipa de técnicos para apoiar os seus associados, disponibiliza aos seus sócios, serviços técnicos que os apoiam, para que possam gerir melhor as suas áreas florestais, valorizando-as.
Criada em 2003, conta já com cerca de 500 sócios representando uma área com cerca de 12.000 hectares.
Área de intervenção: Concelhos de Alcobaça e Nazaré, bem como concelhos limítrofes, como são o caso de Marinha Grande, Leiria, Porto de Mós, Rio Maior e Caldas da Rainha.
Se é Produtor/Proprietário Florestal, e se pretende candidatar a Apoios Comunitários no âmbito da Reflorestação, Limpezas de Matos e outros, inscreva-se como sócio da APFCAN. Prestamos toda a colaboração.
A área de intervenção da APFCAN insere-se em 18 freguesias do concelho de Alcobaça e 3 freguesias do concelho da Nazaré, num total de 49 055 hectares. No concelho de Alcobaça actualmente apenas 40% da área total está afecta à actividade florestal, sendo a floresta a ocupação de solo mais importante no Norte do concelho, onde as áreas de pinheiro bravo são predominantes. Praticamente todas as espécies surgem na forma de povoamentos puros (constituídos por uma só espécie florestal predominante). Verifica-se grande dependência das actividades económicas da exploração dos recursos naturais, principalmente dos recursos florestais, dado o peso que as actividades florestais têm no sector industrial, assim como no sector do turismo, já que este último se tem vindo a impor como a principal actividade económica da Nazaré. Em relação ao concelho da Nazaré, este encontra-se envolvido por zonas naturais, tanto terrestres como marítimas, integradas na Reserva Ecológica Nacional (REN), que são sem dúvida, as principais responsáveis pelos milhares de turistas que durante todo o ano procuram esta região. Desta forma é fácil concluir que os recursos florestais em questão, são importante e essencial fonte indirecta de riqueza, tanto económica como sociocultural.
Equipa Técnica
A APFCAN possui uma equipa técnica constituída por 4 Engenheiros Florestais e uma Administrativa que o podem informar sobre as melhores opções a tomar relativamente à gestão da sua floresta. Esta equipa dispõe do mais recente equipamento de suporte a uma Engenharia Florestal moderna estando apta a prestar-lhe serviços de grande qualidade.
Equipa de Sapadores Florestais
APFCAN tem ao seu dispor 3 Equipas de Sapadores Florestais que dispõe de equipamento, individual e colectivo, para o exercício das suas funções. Estes elementos são trabalhadores especializados, com perfil e formação específica adequados ao exercício das funções de prevenção dos incêndios florestais.