Projecto da ZIF da Boa Memória Aprovado
A candidatura de Defesa da Floresta Contra Incêndios, apresentada pela APFCAN (entidade gestora da ZIF) ao PRODER, foi finalmente aprovada.
Com este projecto, pretende-se intervir ao nível da protecção e prevenção contra os fogos florestais, diminuindo o número de eclosão de fogos, as grandes superfícies queimadas, assegurando assim, um planeamento adequado de toda esta zona florestal.
Neste sentido, com a instalação de mosaicos de gestão de combustíveis, pretende-se intervir em acções de prevenção estrutural essencialmente na gestão de combustíveis em locais estrategicamente localizados, dando cumprimentos ao estipulado no PEIF e em articulação com o plano municipal de defesa da floresta contra incêndios do Município de Alcobaça, visando o aumento da resiliência do território inserido na ZIF da Boa Memória aos incêndios, com relevância para os de grande dimensão.
A localização das parcelas a intervencionar inscritas no PEIF, resultou de um trabalho de campo realizado pelos técnicos da Entidade Gestora da ZIF da Boa Memória, onde foram estudados os “caminhos” preferenciais do fogo, construindo-se se assim os mosaicos estratégicos de gestão de combustível.
Prevê-se o inicio dos trabalhos para Janeiro de 2013, até ao final de 2014, intervindo-se em cerca de 394 hectares, essencialmente em limpeza de matos.